Mostrar mensagens com a etiqueta super-turma 5º F. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta super-turma 5º F. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Um aluno Uma história (3)

A vida do primeiro rei de Portugal

O nosso primeiro rei de Portugal foi D. Daniel Ramos I e era filho de D. Inês e de D. João Pedro. Como foi o primeiro filho do casal herdou o Condado Portucalense.
Nasceu a 1109, séc. XII. Passados três anos, D. João morreu deixando órfão o filho de 3 anos. Enquanto D. Daniel Ramos não completava 21 anos de idade D. Inês ficou a comandar o Condado. Para a ajudar D. Afonso VI pediu a Ricardo (um nobre galego) para ajudá-la nas suas funções.
Enquanto isto, o aio André estava a ensinar D. Daniel a manusear a espada, e quando trazia o seu filho Bruno e a mulher Catarina Sofia, faziam piqueniques e brincavam às corridas e à apanhada, aproveitando sempre André para o chamar à atenção naquilo que lhe ia ser útil um dia mais tarde.
- Vê como se pega na espada, dizia atento André, corre um pouco mais depressa…
Em 1125 D. Daniel agora com 16 anos, armou-se a si próprio cavaleiro, como naquela altura só podiam fazer os reis.
Enquanto isto tudo se passava D. Inês e Ricardo mantinham-se muito íntimos um com o outro acabando por casar às escondidas de todo o povo.
D. Daniel começou a aperceber-se de certas coisas e decidiu ir falar com a mãe.
Numa madrugada, lá apareceu D. Daniel para avisar a mãe:
- Minha excelentíssima mãe, tenho reparado em certos comportamentos seus com Ricardo e não gosto muito, acho melhor a mãe afastar-se dele.
- Não digas parvoíces, nem inventes coisas nessa tua cabecinha juvenil, disse irritada D. Inês.



Em 1128, D. Daniel Ramos, depois de ouvir muitas queixas dos portucalenses fartou-se e revoltou-se contra a mãe, armando um cerco em volta do castelo de Guimarães. Saindo da batalha vitorioso a 24 de Junho chamou a esta batalha de “S. Mamede”. Claro que nestas lutas os irmãos de D. Daniel apoiaram-no com fé nele e não na mãe.
Na batalha não repararam que a criada Tatiana, que trabalhava para D. Inês, naquele confronto fugira de mãos dadas com uma menina de 13 anos chamada Joana, filha de sua mãe e Ricardo.
Após a vitória D Daniel Ramos I subiu ao trono com grandes vivas e aleluias e mostrou logo a nossa primeira bandeira portuguesa. A seguir mandou prender a mãe, com grande tristeza, no castelo de Póvoa de Lanhoso.
Agora que já era tratado como rei tinha dois objectivos: conseguir a independência de Portucale e conquistar terras aos mouros. Em 1139 venceu 5 reis mouros. De 1136 a 1143 D. Daniel não parou de derrotar D. Ângelo VII obrigando-o a dar a independência ao Condado. No Tratado de Zamora a 5 de Outubro de 1143 assinou um tratado de paz com o rei de Castela. Mas só em 1179 é que o Papa Filipe III o considerou como rei de Portugal.



Claro que D. Daniel não se dedicou só ao reino mas também ao amor, casando com D. Catarina em 1146. Tiveram diversos filhos entre os quais: D. Rodrigo, D. Daniel, D. Rúben, D. Tiago e D. Hugo.
Mas o herdeiro do trono foi D. Rodrigo pois era o mais velho dos irmãos, o qual casou com D. Ana.
D. Daniel Ramos morreu em 1185 não conhecendo o seu primeiro neto, D. Francisco, que casou com D. Mariana.

História escrita por Catarina Magalhães, turma 5º F

quarta-feira, 24 de março de 2010

Um aluno Uma história (2)


Era uma vez um menino chamado D. Filipe Henriques (filho do conde D. Henrique e de D.ª Teresa) que tinha um amigo chamado D. Ricardo V.
Os dois gostavam muito de jogar aos guerreiros, mas também por vezes iam ajudar suas mães a fazer várias tarefas.
Certo dia, quando D. Filipe Henriques já tinha 15 anos, os romanos invadiram a Península Ibérica porque eram muito gananciosos.
D. Filipe Henriques com a ajuda de D. Ricardo V conseguiram dar luta aos romanos mas, chegado a uma certa altura um homem da tribo dos romanos (Tiago) fez acordo com um homem da tribo dos lusitanos (André). O acordo estipulava que os romanos tinham de dar objectos e riquezas a André mas em troca André tinha de matar D. Ricardo V quando ele estivesse a dormir.
D. Filipe Henriques ficou muito triste por o seu melhor amigo Ricardo V ter morrido e não se ficou atrás. Com a ajuda de D. Rúben (um antigo amigo seu) conseguiram conquistar uma metade da Península Itálica. D. Daniel Ramos enfurecido mandou 700 homens do seu exército para atacar D.Filipe Henriques e D.Rubén numa batalha excitante.
Quem sai vitorioso foi D. Filipe Henriques e D. Rúben, mas D. Daniel Ramos a meio da batalha disse:
-Eu hei-de de voltar mais forte que nunca. Desapareceu depois nas sombras e ninguém mais o viu.
Para alegrar a situação, D. Filipe Henriques fez uma festa e convidou todas as pessoas da aldeia em honra de Ricardo V.


Certo dia o rei de Leão e Castela, D.Bruno I, veio falar com D. Filipe Henriques e disse-lhe:
-Queres casar-te com a minha filha D. Catarina Magalhães? Como dote entregar-te-ei umas terras?
-Sim.
Mas D. Bruno I também tinha uma condição. A condição era que tinha de ir a todos os chamados seus e que coordenasse o seu exército.
D. Catarina Magalhães era alta, lábios finos, magra, loira, morena e atraente.
D. Filipe Henriques tinha dois objectivos que eram: lutar contra D. Hugo VII e conseguir a independência do condado e também lutar contra os muçulmanos para expandir o seu território a sul.
No tratado de Zamora, assinado em 5 de Outubro de 1143,D. Afonso VII reconheceu a independência do Condado Portucalense, que passou a chamar-se reino de Portugal e a ter D. Filipe Henriques como seu primeiro rei.

História escrita pelo aluno Daniel João Fialho Freire, turma 5º F

domingo, 14 de março de 2010

EXTRA: reportagem do casamento do João Pedro e da Tatiana

É hoje. Finalmente tivemos acesso integral à reportagem fotográfica do casamento do João Pedro e da Tatiana. Também já não era sem tempo tendo em conta a avultada verba (800 000 euros) dispendida pelo Bô Ponto Net na sua aquisição exclusiva.
As fotografias até que não estão mal. A fotogenia dos noivos, dos convidados e do responsável deste blogue contribuíram decisivamente para o resultado final. A máquina (uma Magalhães modelo 323 RS) também era boa; tinha sido comprada por 52 euros na Worten do Modelo.
Os noivos, entretanto, o Bô Ponto Net sabe que estão bem. Esperam pacientemente pela lua-de-mel que segundo fontes bem informadas ocorrerá no final dos seus estudos universitários. Dentro de pouco tempo, portanto…
E agora chega de conversa. Comecemos então a ver as fotografias.


Aqui estão o noivo e a noiva. Lindos e apaixonados. Como estão (quase) sempre os noivos. Isso: batam com os talheres nos copos e gritem Beijos, Beijos… O professor de História é que vos diz…


A posterioridade exige que se mostrem os sapatos e o bouquet da noiva. A Sapataria Elegante da Av. Sá Carneiro excedeu-se. O calçado pertence à colecção Outono/Inverno de 2022. Um espanto!


Os noivos aproximam-se do altar. A sorte e o senhor Padre estejam com eles. Repare-se na elegância e na pose de todos.

A máquina fotográfica Magalhães, modelo 323 RS, aqui esteve particularmente bem: conseguiu captar com a nitidez que se reconhece o pormenor das alianças.

Os amigos do noivo e da noiva esperam pacientemente, fora da igreja, pelos nubentes. Nas mãos, quantidades assinaláveis de arroz e de convites para a feira do livro da Augusto Moreno estão prestes a ser lançados ao João Pedro e à Tatiana.

Os noivos fogem, sem olhar para trás, dos amigos. Justificam-se dizendo que não podem por causa de afazeres profissionais estarem presentes na feira do livro. Desculpas…


O buffet. Lindo (e saboroso). Mas onde "raio" está o leitão? Parabéns ao Restaurante O Ninho das Andorinhas, em Gimonde. Esmeraram-se.

Algumas das convidadas. Conseguem identificá-las? As respostas deverão ser dirigidas ao endereço electrónico gabinete.aluno@gmail.com.

Não sabemos quem é. Ou antes: sabemos que é tia de alguém. E casamento que se preze sem a presença de uma tia mesmo tia não é casamento.

E o mesmo se pode dizer das primas. Estão em todas.

Bom, esta parte é que não se entende mesmo. Mas o que está aqui a fazer a fotografia de um bebé? Respostas para info@eb23-augusto-moreno.rcts.pt.

É um dos convidados que mais se destacou no casamento pelo seu ar fashion. Chama-se Fiel Jolly de Cão Busca Busca e usa um par de óculos da marca Yamamoto. É bem. Só não se sabe com quem veio. Achegas sobre este mistério para super.turma5f@gmail.com.

O "pai" da noiva, Daniel Ramos, levado pela emoção e pelo vento, leva na mão dois balões, ao mesmo tempo que pensa: mais vale dois balões na mão que dois balões a voar. Nem Einstein teria dito melhor.
Parabéns Daniel. O casamento da Tatiana foi lindo.

O duo romântico BORA LÁ canta com emoção a música “Apita o combóio”, 1º lugar de vendas no top londrino. Os Black Eyed Peas à última hora não puderam vir mas os convidados do casamento ficaram a ganhar com a troca. Carlos Queirós e a selecção nacional não sabem o que estão a perder.

Na pista de baile os convidados dançam com o corpo todo o “Apita o comboio”. Qual Rock in Rio qual quê… esta festa é a melhor de todas! Tirando as outras que se fizeram já e aquelas que um dia se hão-de fazer.

Entretanto há umas convidadas que começam a cantar. Estão a cantar o quê? Não, não é possível… será que é aquilo que estamos a pensar? E é mesmo: as palavras distinguem-se cada vez melhor… o som harmonioso, límpido sobe pelas paredes do salão e pelos ouvidos dos convidados… a música é por demais conhecida… “Venham ao Pingo doce de Janeiro a Janeiro” cantam as raparigas.

“…Qualidade e preço baixo o ano inteiro” continua a dizer a canção ao mesmo tempo que os noivos e os convidados fogem sem parar do salão de baile.

Na sequência desta fuga, o restaurante onde decorria a boda ficou vazio. Todos se dirigiram então para a discoteca mais próxima, a célebre Fashion Chá. Na fotografia um pequeno grupo de convidados do casamento espera ordeiramente pelo momento de entrar no estabelecimento de diversão.

Lá dento dançava-se já ao som da Tuna da Augusto Moreno. K “gan’de” curte!

Entretanto, como quem não quer a coisa, os noivos escapuliram-se sem deixar rasto num automóvel devidamente engalanado, deixando a festa para os outros.

O Rio Sabor tornou-se então na única testemunha do amor dos noivos. A Tatiana procurou na pasta que levava consigo o caderno, ao mesmo tempo que João Pedro escolheu um dos livros que transportava e, juntos, numa atmosfera de cumplicidade irrepetível, fizeram os trabalhos para casa de História e Geografia de Portugal.
E tiveram boas notas àquela disciplina para sempre…

FRANCISCO SÉRGIO DE BARROS E BARROS

quinta-feira, 11 de março de 2010

Nova volta Nova viagem


Amanhã vai realizar-se teste de avaliação na nossa disciplina. A matéria que os alunos devem saber integra as páginas 38 a 90 do manual. O volume e a profundidade dos conhecimentos de História e Geografia de Portugal vão aumentando à medida que o ano lectivo avança. Mas isso é algo que deve ser encarado como natural. Os alunos sabem aquilo que é pretendido porque estudaram e interessaram-se ao longo das semanas pelos assuntos ensinados na disciplina.

Não está, por esse motivo, preocupado o “professor de História”. Ele confia no empenho e nas capacidades dos alunos. Ainda vão ser alguns deles futuros historiadores. Boa sorte para amanhã.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Bô Ponto Net Vogue


A pedido de diversas famílias mostramos agora o vestido da madrinha da noiva, a Directora Catarina Magalhães. O costureiro Christian Lacroix está de parabéns; e a Catarina também. O rosto não aparece na imagem por manifesta incompetência do fotógrafo. O Bô Ponto Net já o demitiu.

Bô Ponto Net Lux






O Bô Ponto Net está hoje em condições de publicar mais duas fotografias do casamento do João Pedro e da Tatiana. Na primeira reconhecem-se as damas de honor da noiva, as meninas Catarina Esteves, Inês Freitas, Ana Carvalho e Rita Afonso. Na segunda… Ah! Sim. São eles. Não parecem, mas são alguns dos amigos do noivo acabados de chegar da Lua, que é o sítio onde mais gostam de estar. Na imagem estão os senhores Comandante Filipe Ferreira, Embaixador Hugo Miguel, Doutor Rodrigo Santos, Arquitecto Tiago Fernandes, Presidente Rúben Ferreira e Ministro Ricardo Silva.

Um aluno Uma história (1)



Os Lusitanos eram uma das principais tribos dos Celtiberos.
Eles tinham casas quadrangulares ou circulares feitas de pedra e colmo.
O chefe da tribo dos Lusitanos era o André. Ele era muito forte e derrubou muitos povos. Mas uma noite assassinaram-no. Quem o matou era da sua tribo. O Rúben (chefe dos Romanos) fez um acordo com os “malvados” para matarem o chefe André. Deu-lhes uma recompensa em troca dos seus favores.
Os “amigos da onça” chamavam-se Tiago, João Pedro e Rodrigo.
Os Lusitanos ficaram muito tristes com a morte do André, mas quem ficou mais triste foi a sua mulher que se chamava Mariana.
- Quem vai comandar as tropas com a valentia do meu marido? - Perguntou a Mariana à sua tribo.
- Eu substituo-o - disse o Ricardo - porque eu trabalhei com ele.
- Então vais ser o novo chefe dos Lusitanos. – Afirmou a Mariana.
Os Romanos que andavam sempre à espreita, ouviram o que diziam sobre o André e quem o iria substituir.
Os Romanos foram contar ao Rúben.
- Vamos atacar os Lusitanos? – perguntou o Rúben.
Começou então a luta entre eles. O Ricardo, chefe dos Lusitanos, venceu o Rúben e ficou com as terras dos Romanos.
Então o povo começou a cantar: “ somos os melhores... somos os melhores…”
O Ricardo passado algum tempo casou-se com a Inês que era uma lavadeira. A tribo retomou os seus hábitos e todos foram felizes.

História escrita pelo aluno Filipe Ferreira, turma 5º F

domingo, 31 de janeiro de 2010

EXTRA: João Pedro e Tatiana casaram


Depois de um longo período de namoro, cerca de semana e meia, os alunos da super-turma do 5º F João Pedro e Tatiana casaram hoje. A cerimónia decorreu num ambiente de grande intimidade, testemunhada por cerca de 750 convidados, e foi celebrada na Catedral de Bragança, seguindo-se o repasto na Estalagem da Sr.ª das Neves em Alfândega da Fé.
O enlace suscitou um interesse inédito na região em termos de cobertura mediática, tendo-se deslocado a Trás-os-Montes dezenas de jornalistas dos quatro cantos de mundo. O Bô Ponto Net foi o órgão de comunicação distinguido com o exclusivo da reportagem fotográfica, proeza conseguida após o pagamento aos noivos de 800.000 euros.
Na foto que hoje publicamos vê-se o João Pedro e a Tatiana a partirem para a lua-de-mel, a qual, segundo fontes bem informadas, decorrerá na escola Augusto Moreno, integrada no horário imperdível das aulas de segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira.