quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A importância dos lusitanos na luta contra os romanos


Era uma vez há cerca de 1000 anos antes de Cristo nascer, viviam na Península Ibérica os Iberos, aos quais mais tarde se juntaram outros povos, como os Celtas, os Fenícios, os Gregos e os Cartagineses.

Da fusão de algumas destas raças, principalmente dos Celtas e dos Iberos, resultou um povo denominado Povo Lusitano que muito influenciou toda a história da Península Ibérica.

Durante muito tempo os Romanos, naturais da Antiga Roma, na Itália, tiveram o poder da força; eram um povo muito poderoso, civilizado e com muita habilidade na arte da guerra.

No século III a.C., os Romanos invadiram a Península Ibérica, a qual era habitada nessa altura pelos Celtas, que ocupavam todo o território a norte do rio Douro, e os Lusitanos, que ocupavam o território entre o rio Douro e o rio Tejo.

O exército romano era muito poderoso e a vitória parecia-lhe fácil, contudo os Lusitanos opuseram uma grande resistência.

Os Lusitanos travaram duras lutas com os Romanos, nas quais obtiveram grandes vitórias.

Trataram, então, os Romanos levar a bom termo a contenda propondo a paz, prometendo várias regalias aos Lusitanos. Quando estes desceram as montanhas e depuseram as suas armas viram que tinham caído numa cilada.

Encontraram-se cercados pelos Romanos que os massacraram traiçoeiramente.

Carlos Letra

Livro "História Cronológica do meu Portugal"

Sem comentários:

Enviar um comentário